A importância da utilização contábil nos negócios

A contabilidade pode ter três definições diferentes, que são: arte, ciência e sistema de informações. Respectivamente, significa que ela é uma ferramenta à disposição da sociedade, um ramo do conhecimento humano e que ela informa seus usuários através de demonstrações e análises econômicas e financeiras.

Seus objetivos dentro de uma empresa são captar, registrar, acumular, resumir e interpretar, ou seja, ela reconhece os fatos que estão ocorrendo, registra tudo em um sistema de informações, verifica a relevância de cada fato, os resume ressaltando o que há de mais importante, para no fim, interpretar todos os processos e resultados. Após serem interpretados os fatos, a empresa passa a ter total controle sobre todos eles, além de entender completamente a situação em que a mesma se encontra.

Com a contabilidade, é possível saber se a organização está obtendo lucro ou prejuízo, e quais são as causas. Assim, esse sistema de informações é que influenciará na tomada de decisões do superior.

Se ela não existisse, cada decisão seria sempre um risco para o administrador, pois ele não teria informações suficientes, e ainda que tivesse alguma, não seria tão clara a ponto de influenciar algo ou alguém.

Por isso, em qualquer tipo ou tamanho de empresa, a contabilidade é extremamente importante e vantajosa, além de poder ser usada como prova contra qualquer problema relacionado, ser uma forma de segurança e, principalmente, uma grande “amiga” do administrador.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-importancia-da-utilizacao-contabil-em-empresas/95246/