Contador e a Tecnologia da Informação

Já se nota o avanço entre o século XX ao XXI, onde contadores se instruíam quase que meramente por material didático impresso. O perfil do contador atual é mais levado ao conhecimento pleno, não apenas em normas contábeis, princípios, e práticas mas sim em um todo incluindo o âmbito informatizado.

Sistemática

Tal profissão deve ser diga-se que flexível ora estar atenta as constantes mudanças na lei, outrora no avanço tecnológico. Sistemas comuns como de estrutura gerencial vem facilitando o dia a dia, logo dito sistema ERP, tal ferramenta que de maneira bastante eficiente cruzam dados escriturados de diversos modos para um fim de gerar relatórios simplificado ou detalhados em qualquer departamento nas empresas.

O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital mais visto como o “vilão” em muitos escritórios contábeis, por outro lado veio de uma grande importância para a contabilidade, onde que é possível analisar e auditar de forma coerente nas empresas, precavendo ao máximo a antecipação de fiscalização, ou seja, tratando empresa x contador de maneira correta.

A Nota Fiscal Eletrônica adotada no Brasil além de sua melhoria para a organização interna nos escritórios contábeis, é um alvo de estudo em outros países.

Considerações finais

Enfim, todo este avanço tem por objetivo futuro valorizar o profissional contábil, onde tais mudanças tende a se atualizar cada vez mais. A contabilidade não opera mais apenas em dados fiscais, mas também em aspectos econômicos e gerenciais e tudo por um meio de processamento de dados, sendo tais SPED, Declarações, NFe, CTe, Guias, ferramentas acessórias para cálculos, planilhas, etc. De uma ação instrutiva o profissional contábil tem que se atendar a tecnologia da informação gradativamente junto com a legislação para que fim tenha além de um sucesso profissional, uma valorização no mercado de trabalho.

Fonte: http://www.contabeis.com.br/artigos/2879/contador-e-a-tecnologia-da-informacao/