Na crise, empresas devem produzir mais com menos

Como disse certa vez o arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886 – 1969), less is more, que, na íntegra, significa “menos é mais”. Ele estava certo, na visão do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região, Márcio Minoru Garcia Takeuchi, que, em entrevista à Revista Dedução explicou que em momentos de crise como este pelo qual o Brasil vem atravessando, é necessário que as empresas produzam mais com menos. Em sua visão, o contador tem um papel significativo no que diz respeito ao dinheiro.
Além disso, Minoru fala ainda do advento do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped e seu impacto para as empresas de todos os portes e segmentos e propõe uma reflexão sobre o uso consciente dos recursos públicos.
Em seu parecer, qual é o futuro da Contabilidade no Brasil?
Com a concorrência aumentando a cada dia, inclusive devido às novas tecnologias, é importante que o profissional da Contabilidade mude e se ajuste a esse mercado mais competitivo.
Como ele pode e deve fazer isso?
Adotando uma postura de fomentar os seus clientes, de promover os empreendedores, atuando como uma espécie de mentor. O profissional da Contabilidade hoje usa muito pouco as ferramentas de gestão em relação a ele e às empresas nas quais presta atendimento. A partir do momento que ele incentiva seus clientes e profissionaliza a gestão, é provável que terá uma oportunidade maior de crescimento e, consequentemente, aumento no faturamento. Além disso, tal prática é um grande diferencial, uma vez que os empreendedores que recebem esse fomento tem uma elo maior com o profissional da Contabilidade, em um mercado onde há uma competitividade imensa por conta de valores e da Contabilidade online, que tem criado uma polêmica muito grande.
Neste momento de crise pelo qual o País atravessa, o contador tem um papel decisivo?
Segundo o empresário húngaro-americano George Soros, “um dos grandes segredos para você ganhar dinheiro é não perdê-lo”. Usando essa lógica, o contabilista pode ajudar – e muito – o empreendedor na questão de controles internos. Aumentando tais controles, é possível verificar como melhorar o processo produtivo ou o mapeamento dos processos dos serviços do cliente, de forma a produzir mais com menos. Essa é a forma da grande receita para as empresas e os contadores enfrentarem a crise. Observado o mercado brasileiro, é perceptível que há um espaço muito grande para esse aperfeiçoamento. Por isso, o contabilista que tiver essa postura certamente terá mais oportunidades de negócios e será muito mais valorizado.
Com as novas tecnologias, o advento do Sped, a entrada do e-Social e as mudanças na legislação, de que forma o profissional da Contabilidade conseguirá aglutinar tudo para dar uma assistência gerencial com qualidade?
Quanto melhor o mapeamento de processos e controles mais é possível ter segurança para atender as exigências do Sped, as quais são on-line, muito mais rápidas e exigem maior precisão por parte do controle da empresa e dos profissionais da Contabilidade. No que diz respeito à tecnologia, a otimização da ferramenta nas nuvens, por exemplo, é algo muito importante para os contabilistas e para os empreendedores, mas que deve vir acompanhada de segurança da informação. Hoje, já temos, no Brasil, um caso de sequestro de dados. Ou seja: há necessidade da internet se tornar cada vez mais segura. Esses são alguns aspectos que o brasileiro precisa tomar muito mais cuidado e atenção no que diz respeito à evolução tecnológica.

Fonte: http://www.contabeis.com.br/noticias/27543/na-crise-empresas-devem-produzir-mais-com-menos/